JOGO ‘JORNALISTANDO’: avaliação de um modelo de jogo digital educacional para o ensino do jornalismo

Autores

  • Selma Maria Gonçalves Cavaignac , , Universidade Ceuma
  • Luís Borges Gouveia , , Universidade Fernando Pessoa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.675

Palavras-chave:

Jogo digital; ensino; aprendizagem; jornalismo.

Resumo

A sociedade atual exige que a educação prepare o aluno para enfrentar novas situações a cada dia. O cenário de transição/transformação dos saberes, do trabalho e do conhecimento mudou profundamente os processos de educação e formação. Compreende-se que, nesse contexto, educação e tecnologias são indissociáveis. Este estudo está atrelado ao tema da aprendizagem baseada em jogos digitais, focando-se na necessidade de ampliar os estudos sobre o uso de jogos sérios como método de apoio ao ensino, uma vez que as mudanças percebidas no contexto educacional ocorreram com a emergência das Tecnologias Digitais (TD). Dessa maneira, objetiva-se apresentar os resultados da avaliação de uma proposta de jogo educacional digital para o ensino do jornalismo. Parte-se de um estudo de caso realizado com 100 alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Jornalismo de uma universidade particular, localizada em São Luís - MA. A partir dos dados coletados, através do questionário, percebeu-se que o jogo atingiu os objetivos inicialmente traçados: promoveu motivação, engajamento e percepção de aprendizagem. Os resultados validaram o jogo educacional digital ‘Jornalistando’ como um método eficaz de ensino de conteúdos curriculares específicos dos cursos de graduação em Jornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

JOGO ‘JORNALISTANDO’: avaliação de um modelo de jogo digital educacional para o ensino do jornalismo. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 74–86, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.675. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/675. Acesso em: 28 set. 2025.