JOGO ‘JORNALISTANDO’: avaliação de um modelo de jogo digital educacional para o ensino do jornalismo

Autores

  • Selma Maria Gonçalves Cavaignac Universidade Ceuma
  • Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.675

Palavras-chave:

Jogo digital; ensino; aprendizagem; jornalismo.

Resumo

A sociedade atual exige que a educação prepare o aluno para enfrentar novas situações a cada dia. O cenário de transição/transformação dos saberes, do trabalho e do conhecimento mudou profundamente os processos de educação e formação. Compreende-se que, nesse contexto, educação e tecnologias são indissociáveis. Este estudo está atrelado ao tema da aprendizagem baseada em jogos digitais, focando-se na necessidade de ampliar os estudos sobre o uso de jogos sérios como método de apoio ao ensino, uma vez que as mudanças percebidas no contexto educacional ocorreram com a emergência das Tecnologias Digitais (TD). Dessa maneira, objetiva-se apresentar os resultados da avaliação de uma proposta de jogo educacional digital para o ensino do jornalismo. Parte-se de um estudo de caso realizado com 100 alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Jornalismo de uma universidade particular, localizada em São Luís - MA. A partir dos dados coletados, através do questionário, percebeu-se que o jogo atingiu os objetivos inicialmente traçados: promoveu motivação, engajamento e percepção de aprendizagem. Os resultados validaram o jogo educacional digital ‘Jornalistando’ como um método eficaz de ensino de conteúdos curriculares específicos dos cursos de graduação em Jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

CAVAIGNAC, S. M. G.; GOUVEIA, L. B. JOGO ‘JORNALISTANDO’: avaliação de um modelo de jogo digital educacional para o ensino do jornalismo. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 74–86, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.675. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/675. Acesso em: 26 fev. 2024.