ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CALCULADO, MÚLTIPLA ESCOLHA CALCULADA E CLOZE EM QUESTIONÁRIOS DO AVA MOODLE: um tutorial

Autores

  • Anaí Floriano Vasconcelos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andreia Pereira Matos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Claudia Marisse dos Santos Rotta Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Mônica Helena Marcon Teixeira Assumpção Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18817/pdnz8m33

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem; moodle; questionário moodle, questões calculadas; questões Cloze.

Resumo

O Moodle, cujo nome deriva de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é capaz de proporcionar uma estrutura flexível e adaptável para a criação e gestão de cursos e disciplinas on-line. É um dos principais ambientes virtuais de aprendizagem e tem sido adotado por inúmeras instituições educacionais em todo o mundo por apresentar diversas ferramentas e ser oferecido de forma gratuita. O objetivo deste artigo é explorar as diferentes possibilidades de se desenvolver questionários usando questões Calculado, Múltipla escolha calculada e Respostas embutidas (Cloze). Cada tipo de questão apresenta uma forma específica para elaboração e estas especificidades serão tratadas neste artigo. Além disso, serão discutidos os potenciais benefícios e limitações de cada tipo de questão e como elas poderão ser aplicadas nas mais diversas áreas das Ciências Exatas. Neste trabalho, foram utilizados exemplos de questões de Química trabalhadas com alunos do ensino superior durante o Ensino Não-Presencial Emergencial em 2020 e 2021.

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CALCULADO, MÚLTIPLA ESCOLHA CALCULADA E CLOZE EM QUESTIONÁRIOS DO AVA MOODLE: um tutorial. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 2, p. 6–31, 2025. DOI: 10.18817/pdnz8m33. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/713. Acesso em: 26 dez. 2025.