TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs: reflexões a partir de uma experiência em Educação a Distância -EaD

Autores

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

Resumo

Neste artigo, refletiu-se sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs nos contextos formativos de professores da educação a distância e presencial, visualizando as inelutáveis mudanças a serem incorporadas nas práticas pedagógicas. Para tanto, partiu-se de uma experiência como coordenadora pedagógica de um polo de apoio presencial de Educação a Distância - EaD por 11 anos. Delimitou-se como questão norteadora: qual a importância da intermediação pedagógica das TICs na formação de professores nas modalidades de ensino presencial e a distância? Destacou-se como objetivo geral: analisar a importância da utilização pedagógica das TICs na formação e no desenvolvimento profissional de professores. Nesta pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento uma entrevista com 06 professores formadores e um questionário para 30 estudantes. Fundamentou-se em teóricos, como: Belloni (2003); Lévy (2003); Totterdell (2006); Nascimento (2008); Kenski (2003); García (2011); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para os avanços tecnológicos, digitais e a necessidade da utilização pedagógica das TICs, sendo visíveis as mudanças do perfil dos estudantes que atuam com mais autonomia. Assim, a formação, associada às TICs, favorece a aprendizagem dos envolvidos no processo, permitindo interação, em que a socialização e a construção do conhecimento é realizada de forma interventiva, sendo imprescindível o professor adquirir novos saberes. Observou-se o crescimento da oferta de cursos em EaD nas agências formadoras e maior acesso às TICs, o que exige novas práticas dos professores e estudantes, que devem assumir funções inovadoras nos ambientes de aprendizagens, pois a educação na atualidade não se restringe a um espaço físico determinado. Sugeriu-se que sejam superados os desafios da democratização das TICs naformação de professores, que estão relacionados às pessoas, tecnologias, intermediações e a percepção da importância das TICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Sônia; RAMOS, Daniela Karine. Mediação pedagógica e as tecnologias da comunicação e informação: aprender em outros tempos e espaços. In: SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto S (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: UEMA, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: 70, 2009.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislação da Educação. Brasília, 1996. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.>. Acesso: em 13 jan. 2013.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf /res1_2.pdf.>. Acesso em: 22 de abr. 2013.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 de abr. 2013.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015, Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: < http://www.abmes.org.br/public/arquivos/legislacoes/Res-CP-CNE-002-2015-07-01.pdf.>. Acesso em 15 set. 2015.

______. Plano Nacional da Educação - PNE 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, 2011.

GARCÍA, Carlos Marcelo. La escuela, espacio de innovación con tecnologías the school, a place of innovation with technology. Revista Fuentes, n. 11, p. 86-105, 2011. Disponível em:< http:// nstitucional.us.es/fuentes/gestor/apartadosrevista/pdf/numerosanteriores/txasusch. pdf.>. Acesso em 22 de out. 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

KENSKI, Vani M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2003.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARANHÃO. Plano Estadual de Educação - Lei n. 10.099/2014. Secretaria Estadual de Educação: São Luís, 2014.

MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: J.M. Moran; M.T. Masetto e M.A. Behrens (Org). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2003.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. Avaliação da aprendizagem em educação a distância: um processo avaliativo mais construtivo e significativo no curso de pedagogia do UemaNet. In: SERRA, Antonio Roberto C.; SILVA, João Augusto S (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: UEMA, 2008.

_______. Tecnologias da informação e comunicação – TICs: vicissitudes e perspectivas do uso nas práticas formativas do curso de pedagogia. Revista de Educação Dom Alberto: Santa Cruz do Sul, v. 1. n. 5, p. 17-36. jan./jul. 2014.

NUÑEZ, Isauro Beltrán, RAMALHO, Betânia Leite. A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial. ECCOS, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 87-111 de junho 2005.

PERRENOUD, Philippe.10 novas competências para ensinar. Porto Alegre:Artemed, 2000.

PRETI, Oreste (org.). Educação à Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT; Brasília: Plano, 2000

SANTOS, Heloisa Cardoso Varão. O Magistério 2001 em áreas de assentamentos da reforma agrária: relato de experiência. In: SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto Silva e (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: UEMA, 2008.

SERRA, Ilka Marcia R. de Souza; ARAÚJO Eliza Flora Muniz. A EAD chegando ao campo: análise do curso de especialização em educação do campo, na modalidade a distância, mediado pelo núcleo de tecnologias para educação - Uemanet. 2013. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Disponível em:<http://lead.uab.pt/OCS/ index.php/ CLB/club/paper/viewFile/300/57.>. Acesso em: 14 set. 2015.

SERRA, Antonio Roberto Coelho. A trajetória de acumulação de tecnologias do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMANET. In: SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto S (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: UEMA, 2008.

SILVA, João Augusto Ramos e. Performance da inovação em EAD: o caso UemaNet. In: SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto S (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: UEMA, 2008.

TOTTERDELL, Michael S. New Faces, New Spaces: Teacher education reform and the new knowledge. Hong Kong: APERA Conference, 2006. Disponível em:< http://edisdat.ied. edu.hk/pubarch/b15907314/fullpaper/541181233.pdf.> Acesso em: 02 de set. 2013.

Downloads

Publicado

06-11-2015

Como Citar

DO NASCIMENTO, F.-L. S. C. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs: reflexões a partir de uma experiência em Educação a Distância -EaD. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/1. Acesso em: 17 abr. 2024.