OS PRESSUPOSTOS E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM HÍBRIDA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise a partir das edições (2012-2016) do Relatório Horizon Report

Autores

  • Maria Aparecida Crissi Knüppel Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Resumo

O artigo discute a concepção de aprendizagem híbrida, presente nos Relatórios Horizon Report (2012-2016), uma das ações do NMC Horizon Project - projeto reconhecido internacionalmente, por realizar pesquisas em dezenas de países, com o objetivo de problematizar as tendências educacionais emergentes, que utilizam tecnologias e que apresentam possibilidades de implementação em cinco anos. Apresenta, como um dos pressupostos da temática em estudo, os conceitos de aprendizagem colaborativa e de conteúdos abertos e, também, problematiza processos de formação docente frente aos novos desafi os colocados pelo blended learning. Os resultados da pesquisa demonstram que a aprendizagem híbrida está, gradativamente, tornando-se uma prática nas escolas e salas de aula de diversos países tem nas TDICs um dos seus componentes importantes. Contudo, no espaço brasileiro, há ainda carência de projetos e pesquisas que envolvam a concepção. A documentação analisada destaca que a aprendizagem híbrida pode melhorar ou modificar espaços da educação básica, a partir de mudanças na prática pedagógica, que envolvam a interação, desenvolvimento do conhecimento, a definição dos papéis de alunos e professores como autores, a criação de ambientes de autoestudo e em grupos. Também se considera que as legislações aprovadas, nos últimos anos, no Brasil, trazem a dimensão da técnica e da tecnologia e, em algumas, como a Reforma do Ensino Médio, prevê a oferta de cursos de educação presencial por meio de tecnologias. Percebe-se, nos documentos legais, uma ênfase na relação tecnologia, informação e comunicação, mais relacionada aos aspectos técnicos e de necessidade social, sem evidenciar, claramente processos de formação e de pesquisa para o desenvolvimento de projetos e pesquisas que se insiram como transformadores e democráticos.Palavras-chave: Aprendizagem Híbrida. Horizon Report. Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

CRISSI KNÜPPEL, M. A. OS PRESSUPOSTOS E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM HÍBRIDA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise a partir das edições (2012-2016) do Relatório Horizon Report. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/168. Acesso em: 19 abr. 2024.