PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias

Autores

  • Amanda Campelo Silva de Souza
  • Flávia Bezerra Gomes
  • Maria Auxiliadora Soares Padilha

Resumo

No contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

CAMPELO SILVA DE SOUZA, A.; BEZERRA GOMES, F.; SOARES PADILHA, M. A. PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/286. Acesso em: 20 abr. 2024.