A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares

Autores

  • Daniela Karine Ramos
  • Fabiana Lopes Ribeiro

Resumo

A Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

RAMOS, D. K.; LOPES RIBEIRO, F. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/287. Acesso em: 28 mar. 2024.