LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades
Resumo
Este artigo discute de que maneira o advento das novas tecnologias e sua inserção nas escolas, agregado ao uso de diversas mídias, promovem, no espaço da sala de aula, a constituição de práticas de letramento, principalmente àquelas relacionadas ao mundo virtual/digital. Partimos da perspectiva de que o letramento digital, como uma prática social situada, leva em conta aspectos como os papéis assumidos pelos sujeitos aprendentes envolvidos com a produção e recepção de informações, assim como o contexto no qual eles se encontram. O letramento passa assumir uma nova identidade pela necessidade de desenvolver não só a competência do aluno para a leitura em seu ambiente social, acadêmico e pessoal, mas também a prepará-lo para os desafios da era digital/virtual do ciberespaço que inclui interconectividade com as diversidades locais e globais e sua capacidade para refletir e agir para transformar. Sob esse viés, acreditamos que a formação de professores (inicial e/ou continuada) para práticas de letramento digital favorecem as abordagens pedagógicas voltadas para a emancipação e social e crítica dos alunos, dentro do mundo globalizado, tecnológico e midiático em que os mesmos se encontram atualmente. Por ser uma pesquisa em andamento, as considerações apresentadas ao final não são conclusivas, sendo reflexões dos caminhos até aqui percorridos.Palavras-chave: Letramentos e Multiletramentos. Era Digital. Emancipação. Formação de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-11-2018
Como Citar
SILVA CUNHA, S. LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: conexões e possibilidades. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/322. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.