TECNOLOGIAS E MÚSICA: um estudo sobre o uso do computador como uma ferramenta pedagógica importante no ensino da música para alunos da Educação Básica

Autores

  • Maria Jucilene Silva Guida de Sousa

Resumo

Este trabalho trata sobre o uso do computador como uma ferramenta pedagógica importante no ensino da música para alunos da Educação Básica e como possibilidade  do exercício criativo do Educador Musical no processo de aprendizagem. O objetivo geral consiste em reconhecer o uso do computador como ferramenta necessária no processo de ensino/aprendizagem musical nas escolas da Educação Básica e como objetivo específico: analisar a eficácia do computador como ferramenta pedagógica no ensino de música. Este estudo científico implicou numa Pesquisa Bibliográfica, que enfatiza o uso da tecnologia aliada ao ensino de música no processo de aprendizagem de alunos da Educação Básica. Aborda-se sobre a prática pedagógica do professor de música como eixo norteador das reflexões constantes deste trabalho. Os principais autores abordados foram, Barbosa (2002), Bohrens (2002), Mezan (2006),  Valente (1993), Moran (1997), Carl Roger (1987, 1988), Fonterrada (2005), os quais falam sobre ferramentas pedagógicas no ensino de música e sobre tecnologias. Os resultados mostraram que as aulas de música com o uso do computador não podem se limitar a meros treinamentos, ou apreciação de softwares ou palestras sobre a utilidade da informática no contexto escolar, mas devem ter atividades oriundas de propostas, que sejam aplicáveis e próximas da realidade do aluno, de suas necessidades, de seu potencial criativo.Palavras- chave: Tecnologia. Música. Computador. Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

SILVA GUIDA DE SOUSA, M. J. TECNOLOGIAS E MÚSICA: um estudo sobre o uso do computador como uma ferramenta pedagógica importante no ensino da música para alunos da Educação Básica. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/340. Acesso em: 24 abr. 2024.