TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos. A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2019
Como Citar
FURLAN COSTA, M. L.; DE OLIVEIRA BASSO, S. E.; HORWAT IMBRIANI DE OLIVEIRA, D. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/424. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.