O USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA REGIÃO NORDESTE

Autores

  • Antônio Figueiredo Dantas de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
  • Cícero Tadeu Tavares Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v7i1.511

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Didática. Meios Tecnológicos.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta para o leitor apresentar com clareza a didática do professor de Matemática e o uso dos meios tecnológicos na formação do aluno do ensino fundamental na região Nordeste. Nesse contexto, os meios tecnológicos e a Didática enquanto campo de estudo visam propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Para tanto, surgiu a problematização, pois muitas disciplinas requerem um estudo mais aprofundado, como a Matemática. Como identificar a didática do professor de matemática, utilizando os meios tecnológicos no ensino fundamental da região Nordeste? Pode-se justificar dizendo que a Matemática faz parte da sociedade desde a Antiguidade, sendo obrigação dos professores transmiti-la. Pode-se ainda salientar que a Matemática ensina a pensar, tornando-nos mais aptos, por exemplo, para pensar de forma abstrata e para obter raciocínios dedutivos. Para isso, privilegia a análise das condições de ensino e suas relações com os objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos de ensino. A pesquisa tem como objetivo geral verificar a didática utilizada pelos professores com os meios tecnológicos e as dificuldades encontradas na sala de aula na região Nordeste. O artigo constitui-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa em que foram analisados artigos, dissertações, teses e/ou livros publicados sobre a temática na última década, dos mais diversos autores, cujas produções encontram-se na internet e bibliotecas, tendo como resultado, após análise, a satisfação de ter o uso das ferramentas de informática como metodologia aplicável em sala de aula, fazendo-se necessário utilizá-las sempre dentro do ambiente escolar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ascom Anid. TIC Educação mostra que inclusão digital no Nordeste cresceu. Disponível em < https://www.anid.org.br/site/sobre.html.> Acesso em 05 de Outubro de 2020.

BELUZO, Maira Ferreira; TONIOSSO, José Pedro. O Mobral e a alfabetização de adultos: considerações históricas. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2 (1):196-209, 2015. Disponível em http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200716.pdf. Acesso em 16 de Agosto de 2016.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. [s.l.]. Julho/ Agosto de 2014. Disponível em < http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/08%20metodologias%20ativas% 20na%20promocao%20da%20formacao%20critica%20do%20estudante.pdf>. Acesso em: 08 de Novembro de 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática /. – Brasília : MEC/SEF, 2012. 142p.

BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei. 9.394/1996. – 2 ed. – Rio de Janeiro: Lamparina 2010.3000 exemplares.

FONSECA, Maria da Conceição F.R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: Especificidades, Desafios e Contribuições. Belo Horizonte: Autentica, 2002.

HENZ, Carla Cristina. O Uso Das Tecnologias No Ensino-Aprendizagem Da Matemática. Monografia. Pdf. 29 páginas. Disponível em: <https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/850.pdf> Acesso em 05 de Fevereiro de 2021.

PAZ, Maria Goretti. RIBEIRO, Flávia Martins. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelo s – FACOS / CNECOsório Ano 2 – Vol . 2 – Nº 2 – AGO/ 2012 – ISSN2237 - 7077. Disponível em: <http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf> Acesso em 11 de Novembro de 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo:

Cortez Editora, 2016.

VASCONCELOS, C. C. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. 2009. Disponível em: <https://www.ipv.pt/millenium/20_ect6.htm>. Acesso em: 05 de Fevereiro de 2021.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, 2014. Disponível: <https://bityli.com/MCD1k>. Acesso em: 11 set 2020

Downloads

Publicado

09-07-2021

Como Citar

SOUSA, A. F. D. de; DUARTE, C. T. T. O USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA REGIÃO NORDESTE. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 1, p. 100–112, 2021. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v7i1.511. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/511. Acesso em: 23 nov. 2024.