OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS AULAS REMOTAS: uma análise sobre o ensino durante o período de distanciamento social

Autores

  • Claudiene Diniz da Silva Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Janaise Justino Santos Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Jedeilma Justino Santos Melo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Maria Rita Chaves dos Santos Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.589

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Metodologia. Aulas remotas. Pandemia de COVID-19.

Resumo

No ambiente educacional, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) eram utilizadas de forma optativa, contudo, diante das eventuais transformações ocorridas no mundo, que foram provocadas pelo surgimento do Novo Coronavírus (Covid-19), esse cenário mudou, impactando de maneira desafiadora a educação. O presente trabalho aborda a perspectiva dos professores de língua portuguesa sobre o ensino por meio das aulas remotas durante o período de distanciamento social. Para tal, elencamos como objetivos descrever a metodologia aplicada no ensino remoto pelos professores de português, verificar os rendimentos dos alunos a partir da percepção desses docentes e analisar a desigualdade social e a influência no ensino-aprendizagem dos alunos das redes privada e pública municipais na cidade de Zé Doca, lócus da pesquisa. Os pressupostos teóricos advém das contribuições de Hodges et al. (2020) e Barbosa, Viegas e Batista (2020), que definem e versam sobre ensino na modalidade remota.  Por motivos metodológicos, delimitamos nosso corpus e selecionamos turmas do 9º ano para realização do estudo. Categoriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratório e descritivo, realizada por meio da aplicação de questionário. Com base nos dados coletados, foi possível constatar a necessidade de mudanças na metodologia aplicada nas aulas remotas, e possíveis planos de intervenção na realidade vivenciada e a relevância do uso das tecnologias digitais como ferramenta promissora de ensino durante o período de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2022

Como Citar

SILVA, C. D. da .; SANTOS, J. J.; MELO, J. J. S.; SANTOS, M. R. C. dos . OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS AULAS REMOTAS: uma análise sobre o ensino durante o período de distanciamento social. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 106–120, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.589. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/589. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)