OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS AULAS REMOTAS: uma análise sobre o ensino durante o período de distanciamento social
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.589Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Metodologia. Aulas remotas. Pandemia de COVID-19.Resumo
No ambiente educacional, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) eram utilizadas de forma optativa, contudo, diante das eventuais transformações ocorridas no mundo, que foram provocadas pelo surgimento do Novo Coronavírus (Covid-19), esse cenário mudou, impactando de maneira desafiadora a educação. O presente trabalho aborda a perspectiva dos professores de língua portuguesa sobre o ensino por meio das aulas remotas durante o período de distanciamento social. Para tal, elencamos como objetivos descrever a metodologia aplicada no ensino remoto pelos professores de português, verificar os rendimentos dos alunos a partir da percepção desses docentes e analisar a desigualdade social e a influência no ensino-aprendizagem dos alunos das redes privada e pública municipais na cidade de Zé Doca, lócus da pesquisa. Os pressupostos teóricos advém das contribuições de Hodges et al. (2020) e Barbosa, Viegas e Batista (2020), que definem e versam sobre ensino na modalidade remota. Por motivos metodológicos, delimitamos nosso corpus e selecionamos turmas do 9º ano para realização do estudo. Categoriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratório e descritivo, realizada por meio da aplicação de questionário. Com base nos dados coletados, foi possível constatar a necessidade de mudanças na metodologia aplicada nas aulas remotas, e possíveis planos de intervenção na realidade vivenciada e a relevância do uso das tecnologias digitais como ferramenta promissora de ensino durante o período de isolamento social.
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