O PERFIL DO ESTUDANTE DE CURSO TECNÓLOGO: um estudo de caso com os ingressantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do ProfiTec da Uema Campus Itapecuru Mirim
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v11i1.727Palavras-chave:
Perfil do ingressante; Curso Tecnólogo; Análise de Sistemas.Resumo
Este estudo analisa o perfil dos ingressantes no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Itapecuru Mirim, utilizando o Google Forms. Os cursos tecnólogos atendem campos específicos do mercado de trabalho em menor tempo, atraindo alunos com perfis diversos. Este trabalho se justifica por fornecer uma visão ampla dos conhecimentos dos alunos e do nível da turma, auxiliando questões pedagógicas. A revisão de literatura aborda a história e a conceituação dos cursos tecnólogos no Brasil. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de um questionário com 19 perguntas, abordando temas como idade, escolaridade, experiência em TI, conhecimentos em programação, escolha do curso, dificuldades acadêmicas e perspectivas profissionais. Os dados, analisados estatisticamente e qualitativamente, foram apresentados por gráficos no Microsoft Excel. Os resultados mostraram que a faixa etária predominante é de 20 a 35 anos, turma majoritariamente de escola pública, alunos iniciantes na área e empregados em outros setores. A maioria escolheu o curso motivado pelo mercado de trabalho e pela flexibilidade das aulas do Programa de Formação Profissional Tecnológica (Profitec) da UEMA. Conclui-se que o ingressante do curso de ADS não possui conhecimento prévio nem está atuando na área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-07-2025
Como Citar
SILVA, C. D. da .; CONCEIÇÃO, B. K. C. da . O PERFIL DO ESTUDANTE DE CURSO TECNÓLOGO: um estudo de caso com os ingressantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do ProfiTec da Uema Campus Itapecuru Mirim. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 1, p. 72–90, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v11i1.727. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/727. Acesso em: 25 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.