OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD

Autores

  • Leonor Viana de Oliveira Ribeiro
  • Ane Beatriz dos Santos Duailibe
  • Francilene Duarte Santos Queiroz

Resumo

Este artigo tem como propósito relatar como acontecem as Ofi cinas Pedagógicas e Midiáticas,ofertadas aos professores dos cursos de Educação a Distância - EaD, da Universidade Estadual doMaranhão - UEMA, as quais visam à formação continuada, como também, apresentação dos conteúdosmais relevantes exibidos em cada uma delas, ressaltando a participação dos docentes no processo deapropriação desses recursos. Demonstra-se os resultados sobre as principais difi culdades na produção demateriais para EaD e os aspectos relevantes do planejamento e produção de disciplinas, considerando asespecifi cidades e complexidade dos diversos níveis dos cursos ofertados. Os professores participaram dasofi cinas antes de iniciar o processo de produção. Como metodologia, adotou-se a técnica de entrevistasem formulários on-line, utilizando a ferramenta Google, com questões abertas, em uma abordagem decunho quanti- qualitativo e de natureza descritiva e explicativa, apoiada em um relato de experiência. Oresultado fi nal da análise das entrevistas constatou que os educadores convidados a contribuir com osconteúdos das disciplinas em cursos de níveis e especifi cidades diversas não têm literacia digital, formaçãoadequada para produção de materiais didáticos, tampouco uma base teórica sobre a aprendizagem on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Viana de Oliveira Ribeiro

Mestranda em História, Ensino e Narrativas – UEMA. Bacharel em MúsicaSacra - SEC - Recife- PE Especialista em Psicopedagogia - Faculdade Santa Fé; Especialista em Psicologiada Educação – UEMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Ceuma (2006). Atualmente é AssistentePedagógica no Design Educacional da Universidade Estadual do Maranhão. Com experiências profi ssionaisem Coordenação Pedagógica; Consultoria em Políticas Educacionais - MEC, Educação a Distância; Formaçãode professores; Formação de tutores e Educação de Jovens e Adultos.

Ane Beatriz dos Santos Duailibe

Mestranda em Letras (área de concentração: Teoria Literária) pelaUniversidade Estadual do Maranhão. Atua como Revisora textual e Designer de mídia impressa no Núcleode Tecnologia para Educação (UEMANET). Graduada em Letras Inglês/Português e respectivas literaturas,pela Universidade Estadual do Maranhão (2013). Produtora e Professora do MOOC Leitura e Interpretaçãode Textos, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA).

Francilene Duarte Santos Queiroz

Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na UniversidadeLusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT (Portugal), Especialista em Gestão Educacional - FaculdadeMário Schenberg, Especialista em Tecnologia da Informação para Educadores - Universidade Federal do RioGrande do Sul UFRGS (2009). Especialista em Currículo e Aprendizagem Unidade de Ensino Superior DomBosco UNDB. (2008) Possui graduação em Pedagogia - UNDB (2007). * Membro da Associação Brasileira deEducação a Distância (ABED). Atualmente é Designer Pedagógica dos Cursos de Graduação a Distância de:Pedagogia e da Especialização em Psicologia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA/UemaNet.

Referências

ANDRADE, A. F. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção

sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, M. (Org.). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.

BELLONI, M. L.. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996.

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para

Educação Superior a Distância (2007). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/

referenciaisead.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década.

Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37, p. 57 – 70. jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/

pdf/rbedu/v13n37/06.pdf . Acesso em: 23 set. 2015.

KENSKI, Vani Moreira (Org.). Designer instrucional para cursos on-line. São Paulo: Editora Senac São

Paulo, 2015.

MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas em aulas online no ensino superior. In: LINHARES, Ronaldo Nunes;

PORTO, Cristiane; FREIRE, Valéria. Mídia e Educação: espaços e (Co) relações de conhecimentos. Aracaju:

Edunit, 2014.

MOORE, M. & KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomsom Learning,

NETTO, Carla. Interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In.: FARIA, Elaine Turk. Educação

presencial e virtual: espaços complementares essências na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS,

PETERS, O. Didática do Ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

RIOS, Maria de Fátima Serra; NUNES, Paulo Alves. O passo a passo para a gravação das videoaulas no

UemaNet. São Luís: Uemanet, 2014.

SANTOS, L. L. C. P. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In.: VEIGA, Ilma Passos

Alencastro. (Org.). Caminhos da profi ssionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.

SILVA, R. S. Objetos de aprendizagem para a educação a distância. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

____________ . Gestão de educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

RIBEIRO, L. V. de O.; DUAILIBE, A. B. dos S.; QUEIROZ, F. D. S. OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/62. Acesso em: 23 nov. 2024.