OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD
Resumo
Este artigo tem como propósito relatar como acontecem as Ofi cinas Pedagógicas e Midiáticas,ofertadas aos professores dos cursos de Educação a Distância - EaD, da Universidade Estadual doMaranhão - UEMA, as quais visam à formação continuada, como também, apresentação dos conteúdosmais relevantes exibidos em cada uma delas, ressaltando a participação dos docentes no processo deapropriação desses recursos. Demonstra-se os resultados sobre as principais difi culdades na produção demateriais para EaD e os aspectos relevantes do planejamento e produção de disciplinas, considerando asespecifi cidades e complexidade dos diversos níveis dos cursos ofertados. Os professores participaram dasofi cinas antes de iniciar o processo de produção. Como metodologia, adotou-se a técnica de entrevistasem formulários on-line, utilizando a ferramenta Google, com questões abertas, em uma abordagem decunho quanti- qualitativo e de natureza descritiva e explicativa, apoiada em um relato de experiência. Oresultado fi nal da análise das entrevistas constatou que os educadores convidados a contribuir com osconteúdos das disciplinas em cursos de níveis e especifi cidades diversas não têm literacia digital, formaçãoadequada para produção de materiais didáticos, tampouco uma base teórica sobre a aprendizagem on-line.Downloads
Referências
ANDRADE, A. F. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção
sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, M. (Org.). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.
BELLONI, M. L.. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para
Educação Superior a Distância (2007). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/
referenciaisead.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década.
Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37, p. 57 – 70. jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/
pdf/rbedu/v13n37/06.pdf . Acesso em: 23 set. 2015.
KENSKI, Vani Moreira (Org.). Designer instrucional para cursos on-line. São Paulo: Editora Senac São
Paulo, 2015.
MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas em aulas online no ensino superior. In: LINHARES, Ronaldo Nunes;
PORTO, Cristiane; FREIRE, Valéria. Mídia e Educação: espaços e (Co) relações de conhecimentos. Aracaju:
Edunit, 2014.
MOORE, M. & KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomsom Learning,
NETTO, Carla. Interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In.: FARIA, Elaine Turk. Educação
presencial e virtual: espaços complementares essências na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS,
PETERS, O. Didática do Ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
RIOS, Maria de Fátima Serra; NUNES, Paulo Alves. O passo a passo para a gravação das videoaulas no
UemaNet. São Luís: Uemanet, 2014.
SANTOS, L. L. C. P. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In.: VEIGA, Ilma Passos
Alencastro. (Org.). Caminhos da profi ssionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.
SILVA, R. S. Objetos de aprendizagem para a educação a distância. São Paulo: Novatec Editora, 2011.
____________ . Gestão de educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.