TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: uma análise sobre aplicações no contexto escolar

Autores

  • Pierre Cardim Oliveira dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Irlane Maia de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM) https://orcid.org/0000-0002-5754-4127
  • Priscila Eduarda Dessimoni Morhy Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Adana Teixeira Gonzaga Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v11i1.712

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação; Simulações; Ensino de Ciências.

Resumo

As tecnologias digitais têm se tornado mais frequentes na sociedade, para pessoas de todas as idades. Precisa haver uma adequação das evoluções tecnológicas para que o ensino alcance todos os tipos de pessoas. Dessa forma, abordaremos sites e aplicativos fáceis de utilizar nas escolas, com o objetivo de identificar quais aplicativos podem ser utilizados por professores e estudantes no ensino de Ciências do Ensino Fundamental II. Neste sentido, o artigo apresenta aplicativos de celulares, programas e sites de computadores com o propósito de ensinar Ciências por meio de tecnologias. Dessa maneira, podemos dizer que o programa Paint 3D do Windows 10, da Microsoft Store, o site PhET Colorado, da Universidade do Colorado em Boulder, o site Chemcollective e o aplicativo de celular Evolução Nunca Fin – Célula à Singularidade têm uma imensa contribuição para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, mesmo em casos como o do Paint 3D, que não é voltado para a área da educação, e do Chemcollective, que é voltado para o ensino de Química. Assim como os outros sites e aplicativos, fica evidente a importância dessas tecnologias digitais na temática e no estilo de se ensinar Ciências.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

DOS SANTOS, P. C. O.; OLIVEIRA, I. M. de; MORHY, P. E. D.; GONZAGA, A. T. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: uma análise sobre aplicações no contexto escolar. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 1, p. 49–71, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v11i1.712. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/712. Acesso em: 2 jul. 2025.