EPISTEMOLOGIAS DE PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO DE (MULTI) LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Victória Gabriela França Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jailma Bulhões Campos Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v11i1.743

Palavras-chave:

Gamificação; Letramentos e (Multi)letramentos; Epistemologias; Práticas Gamificadas.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa sobre práticas gamificadas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Gamificação e letramento digital crítico no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, vinculado à Faculdade de Letras do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. A investigação tem como objetivo identificar e analisar as epistemologias presentes nas práticas de gamificação de (multi)letramentos no ensino de línguas, principalmente na língua portuguesa. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos de Busarello (2016), Kapp (2013), Schwartz (2014) e Zichermann e Cunningham (2011) acerca da gamificação. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem quantitativa-qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, com recolhimento de produções acadêmicas em bancos de dados nacionais e internacionais para a criação do corpus. Como principal resultado, destacaram-se as epistemologias utilizadas para fundamentar as práticas pedagógicas gamificadas nas produções acadêmicas analisadas, evidenciando a preocupação docente em fundamentar teoricamente as atividades realizadas. Ao clarificar essas epistemologias, o estudo também permitiu explicitar a importância delas na integração da gamificação no ensino de línguas, enfatizando essa abordagem a partir de um olhar ético e de um rigor científico.

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Publicado

27-06-2025

Como Citar

FRANÇA, V. G.; CAMPOS, J. B. EPISTEMOLOGIAS DE PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO DE (MULTI) LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 1, p. 24–48, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v11i1.743. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/743. Acesso em: 25 jul. 2025.