ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS EM EAD DA UEMA, POR MEIO DE TÉCNICAS DE GAMEFICAÇÃO

Authors

  • Ilka Márcia R. de Souza Serra
  • Eliza Flora M. Araújo
  • Kilton da Silva Calvet
  • Willian Mano Araújo

Abstract

O presente artigo discute a utilização de técnicas de gamefi cação em ambientes educacionais,
visando a aplicá-las no Ensino a Distância, por meio do AVA Moodle. Foram feitos estudos das ferramentas
nativas e não nativas que dão suporte a essa nova forma de construir e trabalhar os cursos. A partir de
então, foi desenvolvido um novo plugin do Moodle, chamado BlockRanking, para incrementar os recursos
de gamefi cação nos cursos e, dessa forma, incentivar, de maneira criativa e intuitiva, os alunos que utilizam
a plataforma como base de aprendizagem. Ainda com esse plugin é possível realizar um acompanhamento
contínuo dos alunos, por meio da pontuação acumulada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ilka Márcia R. de Souza Serra

    Doutora, professora e pesquisadora (UEMA). Possui graduação em Agronomia pela
    Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado
    pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal
    Rural de Pernambuco (2006). Professora Adjunto II DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Quimica e Biologia- UEMA.
    Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes
    temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Induçao de Resistencia, Doenças em Flores tropicais e Fruteiras tropicais
    e Microbiologia Geral. Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação
    da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à
    Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS
    e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais.

  • Eliza Flora M. Araújo

    Mestre, colaboradora (UEMA). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade da
    Madeira - Funchal, Portugal (2010), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal
    do Maranhão - UFMA. Licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e em Ciências
    pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atua no presente momento como Assessora do Núcleo de
    Tecnologias para Educação - UEMANET e como Articuladora Institucional do Plano de Ações Articuladas PAR/
    Maranhão - Universidade Estadual do Maranhão. Já atuou também como Articuladora Coordenadora Adjunta
    dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec/Brasil, professora da Educação Básica (Ensino Médio e EJA) e no Ensino
    Superior como orientadora do Curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade a distância. Na
    Secretaria de Estado de Educação ocupou vários cargos de direção e de coordenação de programas e projetos
    especiais com fi nanciamento externo. Coordenou a implantação e dos Centros de Capacitação Tecnológica pela
    Fundação Getúlio Vargas/ISAE. Atuou, ainda, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
    (CAPES), como Consultora Especialista em vários projetos ofertados pela Organização das Nações Unidas para
    a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), Consultora Técnica da Secretaria de Educação a Distância (SEED/
    MEC).Foi também Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação a Distância pela Universidade Estadual
    do Maranhão, Coordenadora dos Centros de Capacitação Tecnológica pelo Instituto Superior de Administração
    e Economia do Maranhão/FGV e Subgerente de Planos, Programas e Projetos Especiais pela Secretaria de Estado
    da Educação do Maranhão (SEEDUC).

  • Kilton da Silva Calvet

    Graduando em Engenharia da Computação - UEMA. Graduando em Análise e
    Desenvolvimento de Sistemas - FACAM

  • Willian Mano Araújo

    Graduando em Engenharia da Computação - UEMA. Graduando em Análise e
    Desenvolvimento de Sistemas - FACAM

References

CENSO EaD.BR 2014. Disponível em <http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.

pdf>. Acesso em: 12 janeiro 2016.

CODE SQUAD. Disponível em: <http://code-squad.com>. Acesso em: 24 ago. 2015.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista

Interdisciplinar Científi ca Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008.

DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan; NACKE, Lennard; O”HARA, Kenton; SICART,Miguel. Gamifi cation: Using

Game Design Elements in Non-Gaming Contexts. Vancouver, Canadá, 2011.

Dicionário Aurélio on-line. Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/monitorizar. Acesso em: 28

setembro 2015.

DUOLINGO. Disponível em: <https://www.duolingo.com>. Acesso em: 24 agosto 2015.

FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 790p.

FLETCHER, P. R. Propósitos da avaliação educacional: uma análise das alternativas. Estudos em Avaliação

Educacional, São Paulo, FCC, n. 11, p. 93-112, jan./jun. 1995.

GNAUK B., DANNECKE, L., HAHMANN M. Leveraging gamifi cation in demand dispatch systems. EDBT-ICDT

'12 Proceedings of the 2012 Joint EDBT/ICDT Workshops. Berlin, Germany. 2012.

MEDINA, B. et al. Gamifi cation, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: Mjv Press, 2013.

MOODLE.ORG. Disponível em:<https://moodle.org>. Acesso em: 12 maio 2014.

MOODLE.ORG. Link do bloco. Disponível em: <https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=block_progress>.

Acesso em: 24 setembro 2015.

MOODLE.ORG. Plugins disponíveis. Disponível em: <https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=block_

ranking>. Acesso em: 24 setembro 2015.

SOUZA, A. de M. A relevância dos indicadores educacionais para a educação básica: informações e decisões. In:

______. (Org.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 90-109.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamefi cation by design. Northern California: O’Reilly Media, Inc., 2011.

Published

2016-05-10

How to Cite

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS EM EAD DA UEMA, POR MEIO DE TÉCNICAS DE GAMEFICAÇÃO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/58. Acesso em: 27 sep. 2025.