A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
Resumen
Análise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.
Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.Descargas
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