AS CONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE EaD NA UEMG
Resumen
O presente artigo traz uma reflexão acerca das contribuições da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves nas discussões e gestão da educação a distância (EaD) no contexto da Universidade do Estado de Minas Gerais. O conceito de Universidade Aberta do Brasil e o histórico da UEMG na modalidade EaD são apresentados na introdução com a contextualização da celebração do Convênio com a Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Discute-se, ainda, o conceito de gestão da EaD, na segunda seção, como autonomia cerceada em que os processos e ações são desenvolvidos pela instituição de acordo com as regras do convênio. Utilizou-se a metodologia qualitativa com a abordagem descritiva na perspectiva mencionada por Gil (2014). A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada, proporcionando o levantamento de documentos secundários e primários da execução dos cursos e das ações pedagógicas da FaPP. São abordadas as contribuições pedagógicas, discussões institucionais da EaD, operacionais e de formação da equipe de EaD. Conclui-se que a FaPP assumiu um papel relevante na institucionalização da EaD na UEMG com a realização de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu e a participação de seu quadro docente e servidores administrativos em inúmeras ações acadêmicas de apoio à gestão e suporte tecnológico.
Palavras-chave: Faculdade de Políticas Públicas. EaD. Gestão da EaD.
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