OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD
Resumen
Este artigo tem como propósito relatar como acontecem as Ofi cinas Pedagógicas e Midiáticas,
ofertadas aos professores dos cursos de Educação a Distância - EaD, da Universidade Estadual do
Maranhão - UEMA, as quais visam à formação continuada, como também, apresentação dos conteúdos
mais relevantes exibidos em cada uma delas, ressaltando a participação dos docentes no processo de
apropriação desses recursos. Demonstra-se os resultados sobre as principais difi culdades na produção de
materiais para EaD e os aspectos relevantes do planejamento e produção de disciplinas, considerando as
especifi cidades e complexidade dos diversos níveis dos cursos ofertados. Os professores participaram das
ofi cinas antes de iniciar o processo de produção. Como metodologia, adotou-se a técnica de entrevistas
em formulários on-line, utilizando a ferramenta Google, com questões abertas, em uma abordagem de
cunho quanti- qualitativo e de natureza descritiva e explicativa, apoiada em um relato de experiência. O
resultado fi nal da análise das entrevistas constatou que os educadores convidados a contribuir com os
conteúdos das disciplinas em cursos de níveis e especifi cidades diversas não têm literacia digital, formação
adequada para produção de materiais didáticos, tampouco uma base teórica sobre a aprendizagem on-
line.
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Referencias
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