AUTISMO, HISTÓRIAS INFANTIS CLÁSSICAS: uso de tecnologias digitais na sala de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.633Palabras clave:
Desenho Universal. Educação Inclusiva. Histórias. Aprendizagem.Resumen
Este estudo teve como principal finalidade apresentar e analisar uma experiência com o uso de histórias infantis clássicas e tecnologias digitais em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), de um município do Estado de São Paulo. Essa vivência ocorreu no ano de 2021, com o retorno do ensino presencial, momento no qual surgiu a necessidade de implementar um projeto que contemplasse os estudantes atendidos, buscando oportunizar e facilitar a aprendizagem, especialmente de estudantes com espectro autista. Para a concepção dessa proposta, adotou-se como parâmetro o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), que contribuiu com o desenvolvimento dos estudantes, dentro e fora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais resultados evidenciaram a eficiência dessa proposta planejada e implementada no âmbito do AEE, aproveitando as adaptações ou recursos produzidos para atender as particularidades dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pois foram desenvolvidas de forma diversificada, oportunizando novas reflexões e diversas maneiras de se aprender, considerando sempre as potencialidades e a diminuição das barreiras. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ampliaram as possibilidades dentro do contexto vivenciado, oportunizando uma aprendizagem mais equitativa, inclusiva e significativa, partindo das particularidades de cada aluno, visando seu desenvolvimento de forma integral.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0 Internacional.