APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: uma análise no ensino de Matemática financeira com a construção de aplicativos para smartphones

Autores

  • Renato Darcio Noleto Silva

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um curso de construção de aplicativos matemáticos no App Inventor 2 (AI2) para smartphones que possuem sistema operacional Android, ofertado aos alunos do terceiro ano de uma escola pública de Ensino Médio do Sertão Maranhense. Os estudantes desenvolveram atividades que proporcionaram aprendizagem diferenciada a partir da tecnologia como mediadora na absorção de conteúdos matemáticos que oferecem obstáculos cognitivos. O presente artigo expõe parte da investigação desenvolvida no âmbito do Programa Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade do Estado do Pará- Brasil. Trata-se de um estudo de caso, de caráter experimental, com revisão de estudos dos quais foram utilizados os conceitos de sequência didática de Zabala e a Teoria da Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel para tecnologias. Ao analisar o processo de ensino e de aprendizagem adquirida a partir destes recursos, percebemos que a construção de aplicativos por meio da linguagem de programação em blocos viabiliza de forma proveitosa o ensino de questões que envolvam problemas de Matemática financeira, motiva o estudo da matemática e fomenta a pesquisa no Ensino Médio. Para a validação, fizemos uso das análises a priori e posteriori como fases de cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre as duas fases. Os resultados da comparação revelam a instrumentação e instrumentalização da plataforma AI2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos. Por outro lado, os aplicativos construídos surgem como ferramentas pedagógicas alternativas e apropriadas para auxiliar na compreensão, entendimento do conteúdo e no desenvolvimento da autonomia do aluno acerca da visão de mundo.Palavras-chave: Ensino Médio. Matemática Financeira. Aplicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

DARCIO NOLETO SILVA, R. APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: uma análise no ensino de Matemática financeira com a construção de aplicativos para smartphones. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/416. Acesso em: 19 abr. 2024.