METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental

Autores

  • Isac da Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Jakson dos Santos Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • José Ribamar Alves Gonçalves Júnior Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Pedro Ítalo da Luz Veiga Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Manoel de Jesus Fernandes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.590

Palavras-chave:

Educação. Ensino Híbrido. Metodologia Ativa na Educação.

Resumo

Este trabalho visa investigar se as práticas de Metodologias Ativas e Ensino Híbrido irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia. Objetiva verificar se a aplicação da metodologia ativa e o ensino híbrido, como instrumentos pedagógicos possíveis para alcançar os objetivos educacionais neste momento de distanciamento social. A pesquisa será inicialmente desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e por meio da abordagem qualitativa e quantitativa propondo-se a verificar se as metodologias ativas fazem parte do plano de ensino da escola em estudo. E para conhecer o universo pesquisado, serão aplicados questionários por meio do Google Forms com os professores e alunos. Também serão realizadas visitas de observação, de forma a caracterizar a escola e seus espaços voltados para o uso das novas tecnologias, como o Ensino Híbrido. Realizar-se-á visitas e observações “in loco”, para compreender as formas pelas quais os professores articulam as tecnologias, como o Ensino Híbrido nas suas práticas pedagógicas. Tendo posse dos dados coletados na pesquisa passaremos para a descrição e confirmação dos objetivos. Conclui-se que o ensino híbrido não substitui o ensino presencial, mas eles se completam na aprendizagem do aluno. Assim, as metodologias ativas e as tecnologias digitais contribuem na articulação dos saberes entre professor e aluno, no compartilhamento das experiências e no desenvolvimento do pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2022

Como Citar

LIMA, I. da S.; RIBEIRO, J. dos S.; GONÇALVES JÚNIOR, J. R. A.; VEIGA, P. Ítalo da L.; FERNANDES, M. de J. METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 40–53, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.590. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/590. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.