A CRIAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: parceria UNICENTRO-UVPR-ADAPAR

Autores/as

  • Manuela Pires Weissbock Eckstein , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Giovane Galvão , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Jaqueline Almeida de Lima , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marta Clediane Rodrigues Anciutti , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.601

Palabras clave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Competências. Gestão de desempenho. Microlearning.

Resumen

O Curso on-line “Gestão de Desempenho por Competências” é o resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), com o objetivo de proporcionar uma capacitação aos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), considerando suas necessidades e gaps. Para tal, utilizou-se da metodologia de microlearning e do Design Instrucional (DI) para elaboração de uma trilha formativa pautando-se na cultura organizacional da Adapar e as competências de comunicação, foco em resultado, planejamento e trabalho em rede. A criação do processo de Design Instrucional da formação foi baseada em sete etapas, a saber: metodologia do curso, storyboard, criação do layout do mapa da disciplina, preenchimento do mapa da disciplina, correção do mapa, alimentação e teste da plataforma e lançamento do curso. A trilha formativa foi desenvolvida de modo a direcionar os diálogos propostos pelos docentes, com abordagens práticas e colaborativas, apresentando estudos de casos reais existentes na Adapar para que, dessa maneira, seus colaboradores produzissem estratégias de melhorias. As disciplinas foram organizadas em cards temáticos (Challenge, Bag, Cases, Mentoria e Debriefing), possibilitando ao discente um circuito de conhecimentos, desafios e trocas de saberes. A busca colaborativa do saber torna os sujeitos ativos e partícipes na construção da qualidade do ambiente de trabalho. O curso foi ofertado pela plataforma virtual de aprendizagem Moodle, por meio de momentos assíncronos com estudos de caso e reuniões síncronas com o uso do Google Meet. A parceria entre Unicentro, UVPR e Adapar evidencia a importância da universidade pública como propulsora de projetos educativos inovadores, oferecendo cursos de formação continuada para o público em geral.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2022-04-22

Cómo citar

A CRIAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: parceria UNICENTRO-UVPR-ADAPAR. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 21–36, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.601. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/601. Acesso em: 27 sep. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a