A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.641Palabras clave:
Mediação. Interação. Ensino de línguas. Oralidade. Modalidade à distância.Resumen
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a mediação, tanto a pedagógica, quanto a tecnológica, bem como sobre o processo de interação para a compreensão destes conceitos nas práticas de tutoria na perspectiva que provém do interacionismo social, uma vez que se considera o caráter social da linguagem. Para tal consultou-se Vygotsky (1989), Bakhtin (1997), Ostermann e Cavalcanti (2010), Koll (2010), Kenski (2003), Saraiva (2010), Tonelli-Santos (20013), Bauman (2001), Souza (2005), Ubry (2010) e Neder (2005). Para os teóricos que embasam a pesquisa, a aprendizagem se dá por meio da mediação e da interação com outras pessoas e artefatos. Dessa forma, pode-se ver no interacionismo social um apoio para uma proposta de formação contínua para o ensino de línguas e, consequentemente, um enfoque online para seu desenvolvimento. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que envolve e discute as questões pertinentes ao desenvolvimento da expressão oral no ensino de língua estrangeira na modalidade à distância. O resultado demonstrou que é necessário utilizar não apenas o Moodle, mas uma plataforma comunicacional como o Google Meet ou o Skype para desenvolver a expressão oral. No entanto, é necessária, sobretudo, uma prática de mediação pedagógica para utilizar as ferramentas e apropriar-se dela e desenvolver o conteúdo. O professor-tutor deve passar por uma formação que lhe proporcione saberes pedagógicos e tecnológicos objetivando a interação com o acadêmico, uma vez que é na interação com professores, colegas, artefatos e sociedade que o acadêmico conseguirá desenvolver a expressão oral em diferentes contextos discursivos.
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