Mediação Pedagógica na Educação a Distância: um mosaico de ideias na perspectiva da formação do tutor presencial

Autores

  • Eniel do Espírito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ariston Lima Cardoso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Karina Zanoti Fonseca Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Adilson Gomes dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a mediação pedagógica no âmbito da educação a distância, tomando-se como referência a formação do tutor presencial. Compreende que a mediação pedagógica nos ambientes de educação a distância ocorre tanto na interação com o tutor quanto na utilização das TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, comumente empregadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, tais como fóruns de discussões, bate papos, vídeos, tarefas orientadas, mensagens, trabalhos em grupos entre outros.  Ademais, aporta à discussão um mosaico de ideias relacionadas à interculturalidade, formação acadêmica e elaboração do material didático como elementos contributivos aos processos de medicação pedagógica na perspectiva do tutor presencial. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva que utiliza como fonte de dados uma revisão de literatura sobre a temática. Conclui que a formação do tutor presencial necessita contemplar elementos que contribuam com a mediação pedagógica, levando-se em conta as especificidades culturais dos estudantes, adequação do material didático e a utilização das tecnologias, visando tornar o processo de aprendizagem na educação a distância, sobretudo, contínuo e estimulante.

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Biografia do Autor

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação. Professor pesquisador e coordenador do Núcleo de Educação Continuada  na UFRB/SEAD.

Ariston Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Geofísica, pela UFBA. Coordenador institucional UAB e  superintendente da Superintência de Educação Aberta e a Distância na UFRB,

Karina Zanoti Fonseca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Bioquímica Agrícola, pela Universidade Federal de Viçosa. Professora adjunta e coordenadora do Núcleo de Mídias na SEAD/UFRB.

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade, pela UNEB. Professor e coordenador adjunto UAB na UFRB.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

SANTO, E. do E.; CARDOSO, A. L.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G. dos. Mediação Pedagógica na Educação a Distância: um mosaico de ideias na perspectiva da formação do tutor presencial. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/24. Acesso em: 3 dez. 2024.

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