AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Adriano Hidalgo Fernandes
  • Flávio Rodrigues de Oliveira
  • Maria Luisa Furlan Costa

DOI:

https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.498

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.

Resumo

Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FERNANDES, A. H.; OLIVEIRA, F. R. de; COSTA, M. L. F. AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 50–62, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.498. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/498. Acesso em: 21 jul. 2024.