O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Carmem Silvia Lima Fluminhan Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.628

Palavras-chave:

Lesson study. Autoeficácia. Desenvolvimento profissional docente. Aprendizagem colaborativa. Revisão sistemática da literatura.

Resumo

Evidências empíricas sugerem que os contextos colaborativos têm impacto na autoeficácia do professor. O Lesson Study (LS), conhecido como um modelo de desenvolvimento profissional docente que fomenta a colaboração baseada na investigação, pode gerar um efeito positivo sobre a autoeficácia. Contudo, o conhecimento sobre como estes conceitos se correlacionam é limitado. A fim de lançar luz sobre o tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para investigar a relação entre o LS e a autoeficácia para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Quatro bases de dados internacionais foram consultadas (Web of Science, SCOPUS, ERIC e SciELO), e um total de oito estudos preencheram os critérios de inclusão. A pesquisa foi conduzida, em abril de 2022, e utilizou o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos identificados foram sintetizados qualitativamente. Os resultados indicaram que o LS tem potencial para promover a colaboração, melhorar o conhecimento do conteúdo dos professores, aumentar as expectativas de desempenho e aumentar a autoeficácia dos professores, que, por sua vez, é um indicador do desempenho acadêmico dos estudantes. Por outro lado, foi revelado que a falta de tempo e de recursos pode contribuir para um fraco desempenho acadêmico. Poucos estudos foram recuperados através do mecanismo de busca. Ao final, foram propostas sugestões para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

FLUMINHAN, C. S. L.; MARQUES, A. P. A. Z.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 66–84, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.628. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/628. Acesso em: 21 jun. 2024.