EDMXP: uma ferramenta para mineração de dados em educação híbrida desenvolvida segundo a abordagem CCS

Autores

  • Rodrigo Yoshio Tamae
  • Klaus Schlünzen Junior

DOI:

https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.508

Palavras-chave:

Mineração de Dados Educacionais. Abordagem CCS. Educação híbrida.

Resumo

A ampla utilização dos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) na Educação, podem contribuir para a utilização de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), das Metodologias Ativas de Aprendizagem e que favorecem a abordagem CCS (Construcionista, Contextualizada e Significativa), na qual o cursista utiliza a tecnologia como instrumento para produzir algo que parte da sua vivência e realidade e o professor atua como mediador para ajudar este cursista a formalizar conceitos. Nesse contexto, a Internet e os dispositivos móveis têm contribuído para a proliferação de grande quantidade de dados em formato digital, mas ainda são pouco utilizados para gerar a descoberta de conhecimento. É onde se destaca a área de MDE (Mineração de Dados Educacionais), que consiste no desenvolvimento de métodos e técnicas orientados a explorar tais dados para melhor compreender o comportamento dos cursistas e em quais condições eles aprendem. O argumento norteador da pesquisa foi descobrir como as técnicas de MDE poderiam ser usadas para identificar indícios da abordagem CCS nos cursos da modalidade híbrida. O delineamento metodológico baseia-se na abordagem Ex Post Facto, pois a investigação foi realizada após a conclusão dos fatos. Para responder as questões norteadoras, o curso de pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do programa Redefor-Unesp foi analisado a partir das categorias CCS, sistematizados em um software experimental denominado EDMXP (Educational Data Mining eXPeriment). Os resultados foram compilados em uma linguagem que possibilita aos profissionais de Educação compreenderem melhor os dados para que, ao final, fosse possível constatar que a MDE pode ser um fator transformador em Educação, pois permite a tomada de decisão com base em dados e em fatos e não apenas de forma intuitiva ou por meio de experiências vivenciadas. Representa, portanto, uma nova forma de fazer e pensar a Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

TAMAE, R. Y.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. EDMXP: uma ferramenta para mineração de dados em educação híbrida desenvolvida segundo a abordagem CCS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 172–188, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.508. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/508. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)